quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A sorte de praticar

Nos tempos antigos, não havia muitos praticantes: a vida sendo muito dificil, não existia verdadeiramente tempo livre. Aqueles que tinham a sorte de cruzar no caminho dum mestre escolhiam as suas vias: ficar no mundo ou seguir o mestre.Não havia a escolha do estilo ou da tradição, da forma ou do fundo: encontrar um mestre era raro, não se podia deixar passar essa sorte.

Havia então poucos praticantes

Hoje nós temos a escolha de praticar todos os estilos que existem, de passar dum mestre ao outro se o desejamos ou ainda fazer uma alègre mistura de tradições respigadas durante o nosso tempo livre.

Mas há sempre poucos praticantes

É o paradoxo da escolha : demasiada escolha mata a escolha, o empenho estando asfixiado pela tentação das distracções. Isso não é grave: toda a gente pode fazer o que quer. Mas para aqueles que estão na prática, par aqueles que estão numa Via, para aqueles que sentiram a alegria do ensino, é preciso não abrir mão!

Não existe muitas coisas mais importantes que de nos conhecer-nos profundamente, de conhecer os outros e o nosso mundo: todo o resto evolue e pode desaparecer, esse saber permite de viver mais e melhor, tornar-mo-nos melhores seres humanos e de moldar um mundo melhor. Para aqueles que estão na Via, atenção : não vos deixais distrair, não perdeis a fé, não desapareceis debaixo das camadas do mundano: vós sois praticantes de hoje e o mundo precisa de vós.

A Via é difícil, ela pede muito, mas olhai o que sabeis a mais do que antes, o que vós sabeis fazer mais do que antes, tomai consciência do que trás o vosso ensino o tempo não pode ser utilisado mais inteligentemente que no estudo do ser humano na vida e na compreenção das mudanças do mundo.

A primavera é um momento difícil onde o praticante pode sentir-se cansado, tendo apenas sobrevivido ao inverno onde a prática é tão dura, mas é um momento tão mágico. O mundo vai nos dar uma energia admiravel que é bon utilisar inteligentemente: PRATICAI!!

No principio do ciclo, nesta estação incrível que é a Primavera, é preciso

 - Saír e praticar fora

- Ir para a natureza e aproveitar o ar

- Encontrar-se entre amigos para falar-mos juntos

É o momento da reflexão e detrocas, de saber puchar pelo corpo para lhe dar força e é um momento  de planificação para o ano: como é que eu vou escolher de orientar a minha vida este ano?

Nós temos a sorte de poder estar numa prática, de estar interessado por uma prática ou de discutir duma prática: não desperdicemos o nosso tempo e vamos para o conhecimento. Clarificai as vossas necessidades e os vossos desejos, arrumai os vossos afazeres e planificai os vossos treinos, é o momento de atuar!

Sem comentários:

Enviar um comentário